sábado, 15 de maio de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Abu Ali al-Hasan Al-Haitham

Abu Ali al-Hasan Al-Haitham nasceu no ano de 965, na Pérsia. É mais conhecido atualmente como Alhasen, por seu nome, Al-Hasan.
Em '' Tesouro da Optica '', considerada sua principal obra, descreveu a estrutura do olho, a duração do crepúsculo do Sol, entre outros.
Durante sua vida, estudou o obscuro da máquina fotográfica e a formação de imagens em espelhos esféricos.
Foi um dos cientistas mais originais de sua época, o primeiro a dar uma contribuição importante à óptica, depois de Ptolomeu, e deixou aproximadamente cem trabalhos, sobre geometria, medicina e filosofia. Deu a primeira explicação correta para a visão, mostrando que a luz é refletida por um objeto para o olho.
No ano de 1040, morreu em Cairo, no Egito.


Mariah Aoas nº29 8C













Mariah Aoas nº29 8C

Referências

www.wikipedia.org

Johann Heinrich Pestalozzi----------postado por:Lucas Contreras n°27

Esse professor revolucionário nasceu em Zurique , 12 de Janeiro de 1746 e faleceu em 17 de fevereiro de 1827.
Quando era criança, seu pai morreu, tendo sido criado pela mãe, sua familia empobreceu.Passando por dificuldades, fortaleceram sua alma na infância e conheceu de perto o preconceito social.Lutou muito para ser reconhecido entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres.
Depois da leitura do Emílio, de Rousseau, Johann se tornou um revolucionário, junto com os que criticavam a situação política do país.Lutou parte de sua juventude pela justiça na política no país, mas com a morte de seu amigo em 1781, abandonou a política e se dedicou a causa da educação.
Casou-se aos 23 anos e comprou um pedaço de terra onde fez uma escola. Escreveu vários livros nessa época como um de seus sucessos:´´Leonardo e Gertudes``(esse em particular, o tirou do anonimato e se tornou popular na Alemanha)
Em 1798, acolheu muitas crianças que vagavam nas ruas sem familia e sem comida e durante um ano as educou em um convento abandonado até que Napoleão Bonaparte requisitou o edifício para fazer dele um hospital.
Em 1801 Pestalozzi concentrou sua idéias sobre educação em um só livro:´´Como Gertudes ensina suas crianças``onde expõem seus métodos pedagógicos do mais fácil até o mais difícil.

Ângelo Sala

Ângelo Sala(1576-1637) foi um Italiano químico e médico, do qual seus experimentos com a prata foram importantes passos para o processo de invenção da fotografia. Em 1614, demonstrou que o nitrato de prata era escurecido pelo Sol, assim como o papel que estava próximo, e publicou suas descobertas. Nascido em Vicenza, na Itália, Sala nunca se formou em uma universidade, mas aprendeu química em Veneza. Não se sabe onde adquiriu seus conhecimentos de medicina, mas Sala atuou como químico por muitos anos de sua vida e serviu vários monarcas alemães depois de deixar a Itália entre 1602 e 1612.Uma das áreas primárias de Sala de estudo incluiram a identidade da química e o papel dos átomos nas transformações químicas. Uma das descobertas de Sala foi que a fermentação era um reagrupamento de partrículas primárias que resultavam na formação de outras substâncias. Durante o último ano de sua vida, Sala começou novamente sua busca, junto com seu serviço ao duque Gustav Adolph em Butzow, na Alemanha.Por fim, dia 2 de outubro de 1637, Sala falesceu.
Luiz Eduardo C. Basile/8c/28

Carl Wilhelm Scheele



Carl Wilhelm Scheele nasceu no dia 9 de dezembro de 1742 e morreu em Köping em 1786, em Stralsund, na Pomerânia, hoje a atual Alemha e ele foi um químico farmacêutico de origem sueca. Carl Wilhelm descobriu muitas substâncias químicas, tendo descoberto o oxigênio e o nitogênio.
Scheele trabalhou como farmacêutico em Estolcomo, de1770 até 1775 em Uppsala, em Köping, também na Suécia. Seus estudos levaram-no à descoberta do oxigênio e nitrogênio entre 1772-1773, e este trabalho ele publicou no seu livro "Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer" ( "Tratado Químico sobre Ar e Fogo" ) em 1777, perdendo parte da fama para Joseph Priestley, que descobriu independentemente o oxigênio em 1774.
Scheele descobriu também outros elementos, tais como bário (1774), cloro (1774), manganês (1774), molibdênio (1778) e o tungstênio (1781), e mais diversos compostos químicos, incluindo o ácido nítrico, o glicerol e o cianeto de hidrogênio (também conhecido como ácido prússico). Além disso descobriu um processo semelhante à pasteurização.
Como muitos químicos da sua época, Scheele frequentemente trabalhou sobre condições difíceis e perigosas, que explica a sua morte. Que, curiosamente, foi devida a queda de um vidro contendo solução de ácido cianídrico (HCN), substância que ele mesmo descobriu e que ainda hoje é usada para casos de pena de morte nos estados americanos do Norte.



Gustavo de Polli Hossri nº19 8ºC

André Gonçalves nº03 8ºC