Quando era criança, seu pai morreu, tendo sido criado pela mãe, sua familia empobreceu.Passando por dificuldades, fortaleceram sua alma na infância e conheceu de perto o preconceito social.Lutou muito para ser reconhecido entre nobres e plebeus e entre ricos e pobres.
Depois da leitura do Emílio, de Rousseau, Johann se tornou um revolucionário, junto com os que criticavam a situação política do país.Lutou parte de sua juventude pela justiça na política no país, mas com a morte de seu amigo em 1781, abandonou a política e se dedicou a causa da educação.
Casou-se aos 23 anos e comprou um pedaço de terra onde fez uma escola. Escreveu vários livros nessa época como um de seus sucessos:´´Leonardo e Gertudes``(esse em particular, o tirou do anonimato e se tornou popular na Alemanha)
Em 1798, acolheu muitas crianças que vagavam nas ruas sem familia e sem comida e durante um ano as educou em um convento abandonado até que Napoleão Bonaparte requisitou o edifício para fazer dele um hospital.
Em 1801 Pestalozzi concentrou sua idéias sobre educação em um só livro:´´Como Gertudes ensina suas crianças``onde expõem seus métodos pedagógicos do mais fácil até o mais difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário